segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

OBACH- De Brasília para Nova York

Encerrada a temporada 2017, com apresentação gratuita na Catedral de Brasília, a OBACH (Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História), embarcará em 10 de dezembro para Nova York, onde fechará com chave de ouro o primeiro ano de atividade. Na cidade americana participará de seminário em homenagem ao padre brasileiro José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) e de um ciclo de concertos educativos em duas igrejas e em uma escola. Ambos eventos são inciativas de brasileiros radicados em Nova York, atuantes no circuito educativo musical da cidade: a compositora carioca Angélica Faria George e o maestro e compositor brasiliense João Macdowell.

Como conta Airan D’Sousa, idealizador da OBACH ao lado da
 violista Kathia Pinheiro, a oportunidade de ir a Nova York surgiu com o convite feito pela compositora Angelica Faria George, diretora do IAHP (Intercultural Art and Healing Project), instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a paz e o entendimento mundiais através de intercâmbios artísticos e culturais entre países. Ciente da ida da orquestra à cidade americana, João Macdowell, diretor da IBOC (Internacional Brazilian Opera Company), também uma instituição sem fins lucrativos, articulou atividades educativas gratuitas a serem realizadas com a participação da OBACH.

O Tributo a José Maurício Nunes Garcia acontecerá entre 12 e 13 de dezembro de 2017, no Dimenna Center for Classical Music e festejará os 250 anos de nascimento deste que foi um dos expoentes do classicismo nas Américas. No programa educativo musical, palestras que abordam o processo criativo dos artistas das américas, e uma viagem às influências europeias com Handel, Vivaldi e Corelli e compositores dos EUA e Brasil, como John Antes e o homenageado. Destaque para o concerto multimídia José Maurício: Epiphany 250, escrito pela compositora Angélica e apresentado pela OBACH, com projeção de vídeos criados pelos artistas brasileiros Bianca Rezende, Fernando Gonçalves e Giulia Donato. 

Com a IBOC, a orquestra brasiliense fará concertos educacionais para os alunos da Escola Audubons e paras as comunidades das igrejas Our Lady of Pompeii Shire e Grace Church Van Vorst, todas com entrada franca. Caberá à OBACH a execução, pela primeira vez, de O Sétimo Selo - Fantasia Instrumental, composição de João MacDowell com temas da ópera que leva o mesmo nome em homenagem ao centenário do cineasta sueco Ingmar Bergman. 
“Nossa missão é criar novo repertório, fomentando oportunidades de colaboração Internacional para artistas brasileiros e uma estrutura educacional para estimular novos talentos. A presença da OBACH nos Estados Unidos neste fim de ano é muito feliz e permite o início de uma parceria que, acreditamos, renderá muitos frutos”, afirma João, que na oportunidade também falará sobre o seu processo criativo e suas influências culturais.

“É um presente para nós podermos participar de inciativas tão importantes. Isso nos sinaliza que estamos no caminho certo e que a música desconhece fronteiras”,comemora Káthia Pinheiro. “Essa viagem nos permite compartilhar nossa tecnologia educativa com o público dos EUA. Ao mesmo tempo, aprenderemos nas palestras e ações promovidas pela IAHP e IBOC uma nova perspectiva educativa de formação cultural", completa Airan.

SOBRE A OBACH
Formada a partir dos músicos integrantes da Toccata Produções e Locações, que tem a violinista Kathia Pinheiro (Kathia foi spalla da OSTCNCS por 22 anos), como fundadora, a OBACH surgiu com a proposta de resgatar a música erudita em sua forma mais original possível, através da performance histórica.

Há tempos que músicos da Toccata manifestavam interesse em se aprofundar na música antiga, então foi organizado uma orquestra de câmara com 14 instrumentistas que ensaiam desde meados de 2016.
 "Me aposentei em 2016 depois de 36 anos de OSTNCS e, confesso, fui grande entusiasta da criação da OBACH até para continuar tocando em orquestra, algo que me realiza muito", declara Kathia.

A orquestra é composta por seis violinos, três violas, três violoncelos, um contra-baixo e um cravo. O diferencial, porém, vai além da execução da música antiga europeia com interpretação o mais fidedigna ao cenário de cada época. 
“Nosso movimento busca o resgate do ambiente musical euro-brasileiro que tem perdido cada vez mais espaço, ficando fora dos holofotes e, consequentemente, distanciando-se do público. Investimos em um perfil internacional para trabalhar com as conexões culturais do Brasil com o continente europeu para enriquecer essa experiência”, explica Airan D’Sousa, idealizador da orquestra ao lado de Kathia.

“Em nosso primeiro ano conseguimos reunir elementos sonoros que estão na base da música brasileira. Tudo o que a OBACH tocou vem ao encontro das influências que a música antiga ocidental exerceu no processo de formação de identidade musical do Brasil. Nossa expectativa para 2018 é que consigamos desmitificar a complexidade da música erudita, que o público brasiliense perceba que a música acústica orquestral é um benefício não apenas para a alma, mas também para o corpo. É uma música que privilegia a nossa reflexão existencial e nos traz a paz necessária para vencermos os desafios do trabalho cotidiano”, afirma Airan.

Integrantes OBACH:
Kathia Pinheiro, Airan D’Sousa, Clinaura Ramos, Cássio Daniel e Paulo Cesar Xavier, Victor Bueno, Carlos Eduardo Leandre, Andre Castilho, Mirella de Mattos e Rui Eduardo Xavier

PROGRAMAÇÃO:


Dec 16th - Sat. 2:30pm
OBACH Educational and Community Concerts!
A string ensemble from Brasilia specialized in baroque and new music. 
Co-Produced with the Uptown Dreamers Alumni Association
School Auditorium: P.S. 128
560 West 169th St. (Off of Broadway)
Free admission!

Dec 16th - Sat. 8pm
OBACH Educational and Community Concerts!
A string ensemble from Brasilia specialized in baroque and new music. 
Our Lady of Pompeii Shrine Church
25 Carmine St, New York, NY 10014
Christmas Community Concert featuring the OBACH Ensemble, 
Guest Performer: soprano Kristin Young
Free admission!

Dec 17th - Sunday 2pm
OBACH Educational and Community Concerts!
A string ensemble from Brasilia specialized in baroque and new music. 
Grace Church Van Vorst 
39 Erie Street - Jersey City, NJ 07302
Christmas Community Concert featuring the OBACH Ensemble
Free admission!

Dec 12 & 13 - 8 PM - Concert

THE DIMENNA CENTER FOR CLASSICAL MUSIC
The Intercultural Art and Healing Project presents:
JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA TRIBUTE Concert, NYC, 2017