segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Evento solidário reuniu sociedade, autoridades, representes de 75 embaixadas e organismos internacionais em noite de gala

Um grande sucesso o Baile das Embaixadas, realizado no dia 2 de dezembro na Embaixada da Itália. Promovido pelo Grupo de Cônjuges de Chefes de Missão (GCCM), o evento filantrópico contou com a presença de cerca de 700 pessoas, entre elas o presidente da República Michel Temer e o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, e as primeiras-damas Marcela e Márcia, respectivamente. 
Também presentes o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, ministros de Estado Wellington Moreira Franco, Torquato Jardim, Alexandre Baldy, Fernando Coelho Filho, Helder Barbalho, Osmar Terra, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores Marcos Galvão, senador Fernando Collor e deputado federal Fernando Monteiro acompanhados de suas senhoras.
“É uma honra participar. Estamos muito felizes com a parceria com o Corpo Diplomático que culminou no projeto Embaixada de Portas Abertas, lançado em 2015, que promove um verdadeiro intercâmbio cultural com visitas guiadas de alunos da rede pública a embaixadas, e já foram 25 até agora. E acontece, também, o movimento inverso, com o corpo diplomático visitando e se aproximando de várias comunidades do DF”, disse o governador Rodrigo Rollemberg.“Este evento é muito significativo, pois demonstra o quanto podemos fazer pelo próximo quando se há união. As ações do GCCM merecem o nosso apoio e aplauso”, completou a primeira-dama Márcia Rollemberg. 

Os anfitriões Antonio e Ornella Bernardini, embaixador e embaixatriz da Itália, passaram a primeira parte da noite à entrada do evento recebendo os convidados: sociedade, autoridades dos três poderes e corpo diplomático representado por cerca de 75 embaixadas e representantes de organismos internacionais. Conduzidos por um tapete vermelho, os convidados adentraram a festa ambientada entre os pilotis de uma das mais belas embaixadas de Brasília. Em um cenário encantador, desfrutaram de uma comemoração grandiosa realizada em nome da causa maior: a solidariedade.

O objetivo principal do GCCM é arrecadar fundos para entidades filantrópicas brasileiras, e para isso organiza grandes eventos como a Feira Internacional das Embaixadas e, agora, o Baile das Embaixadas, que foi idealizado em 2017 para reunir o corpo diplomático e a sociedade brasileira numa festa de união, amizade e solidariedade entre as nações. A considerar a grande adesão, como explicou Miriam Fabiancic, presidente do GCCM, casada com Niky Fabiancic representante-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, a expectativa é de que o Baile, assim como a Feira, entre para o calendário anual de Brasília.

“Em nome do Comitê de Gala e do GCCM, sinto-me honrada por ter participado da organização de uma festa que ficará para sempre na história de Brasília. Agradeço a hospitalidade da Embaixada da Itália e o trabalho sem pausa das embaixatrizes. Desfrutar de um jantar inesquecível com o presidente da República e a primeira-dama e ter a oportunidade de conhecer e reencontrar tantas pessoas solidárias e brilhantes, como a nossa querida Márcia Rollemberg foi uma satisfação depois de tanto trabalho. A festa foi o reflexo do brilho que temos no coração por ter alcançado o objetivo de unir a sociedade brasileira com o corpo diplomático numa confraternização "high class" em prol das crianças que mais precisam. Mesmo com tanto glamour, temos muito claro que o foco é ajudar o próximo e aproveitar todas as oportunidades de colaborar com um país que nos acolhe tão bem”. A renda da primeira edição do Baile será destinada a quatro projetos focados em crianças no Distrito Federal: ABRACE, Creche São Francisco, Instituto Chamaleon e Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria.

O baile foi produzido pela BRK Eventos, do empresário Rafael Justus.
 “Não temos dúvida de que a festa entrará para a história de Brasília. Buscamos pensar e elaborar cada detalhe”, afirmou Justus. O evento contou com muitos apoios e patrocínios, como o dos arquitetos George e Julia Zardo e do banqueteiro Celso Jabour, que garantiram uma decoração e serviço de buffet impecáveis.

Os convidados degustaram um menu diversificado com coquetel volante, jantar completo e ilhas gastronômicas com culinária internacional. Destaque para a mesa mediterrânea com pot-pourri de queijos e iguarias do mundo. Para finalizar, o café de Antonello Monardo, Illy Café e bombons Ferrero Rocher. À saída, distribuição de mimos como as latas especiais de cookies Bauducco e canecas de café presenteadas pela Embaixada dos Emirados Árabes como manifestação de solidariedade com o GCCM.

Na parte de bebidas, além do serviço volante com espumantes, vinhos e whiskies, havia dois bares. Um patrocinado pela empresa italiana Campari, e outro com drinks diversos. Também foram servidos licores e vinhos provenientes dos quatro cantos do mundo oferecidos pelas embaixadas. 

A atmosfera foi requintada, com décor imponente. O mobiliário todo em preto, branco e dourado foi realçado pelos grandes lustres de cristais. Os arranjos florais foram trabalhados nas cores branca e vermelha, além de folhagens, numa referência às cores da bandeira da casa anfitriã.

Elemento primordial de grandes eventos, a música complementou o cenário. A violinista Káthia Pinheiro e o tenor Jean Nardoto fizeram participação especial e o projeto com jovens cantores e instrumentistas da ONG Reciclando Sons, apoiada pelo GCCM, mostrou a todos o quanto o talento pode florescer quando é valorizado. A pista de dança foi aberta ao som da orquestra Brapo, seguida de Yellow Band e DJ.

Para a realização do evento foram fundamentais o apoio e patrocínio recebidos das empresas Florense, Audi, Fecomércio, Ternium Brazil, Uniceub, BRK Eventos, Alúmi, Costa Cruzeiro, Grupo Bandeirantes, Embaixada da Itália, Sweet Cake, Zardo Eventos, Natuzzi, Benigna Venâncio, Karla Osorio, Tivoli Hotel, Belmond Hotel das Cataratas, CVC Iguatemi, Avianca, Fancy Capriolo, Francesca Romana Diana, Azeite Gallo, Bauducco, Café Monardo, Campari, Casa Valguga, Emporio Lusitano, Ferrero Rocher, Hotel Conrad, Illy Café, Matsuflora, MM Festas, Pernod-Ricard, Salton, William Gsaint, Clube Internacional de Brasília, Anunciatura Apostólica, Banco Rendimento, EDP Energias, Embaixada da Noruega, Embaixada dos Emirados Árabes e Donna Mídia Comunicação. Para o sucesso e diversidade do bar exclusivo de bebidas contribuíram com doações as embaixadas dos seg uintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Costa de Marfim, Croácia, Estados Unidos, Irlanda, Jamaica, México, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Egito, Singapura, África do Sul, e a representação das Nações Unidas e União Europeia.





 
SOBRE O ESPAÇO
A Embaixada da Itália, projetada pelo arquiteto Pier Luigi Nervi e inaugurada em janeiro de 1977, é uma das mais exuberantes de Brasília, e vai ao encontro da sugestão do governo brasileiro, na ocasião da construção das embaixadas, de que os prédios se harmonizassem com o contexto arquitetônico e estilístico de Brasília.

O projeto exprime as melhores tendências da técnica da arquitetura moderna, como o uso do cimento armado. No mesmo edifício, separado por uma ordenada malha de pilares que se abrem em quatro braços na parte superior, estão a chancelaria diplomática e a residência do embaixador. Além da beleza do edifício, destaque para a exuberância do jardim projetado por Ney Dutra Ururahy que mistura espécies nativas com plantas trazidas dos quatro cantos do mundo.

SOBRE O GCCM
O Grupo dos Cônjuges dos Chefes de Missão – GCCM, é uma associação sem fins lucrativos. Fundada em Brasília em 2004 é formada por cônjuges de chefes de missão diplomática e de organismos internacionais, também conhecido informalmente como “Grupo das Embaixatrizes”. Seu objetivo principal é colaborar com instituições beneficentes por meio de trabalho voluntário e fornecer apoio financeiro para projetos de caridade no Brasil. Atualmente, 75 países compõem o GCCM.

SOBRE A BRK EVENTOS
Empresa especializada em planejamento, organização e gestão de eventos, a BRK atua no mercado nacionalmente e tem à frente o empresário Rafael Justus, um dos parceiros mais frequentes do corpo diplomático na realização de eventos. Entre seus diferenciais, a arte de combinar know-how com tecnologia para levar exclusividade, qualidade e suporte com as melhores soluções em eventos. É especializada em evento.